Praias

O litoral de Cabo de Santo Agostinho é marcado pelas praias de Gaibu, Praia do Paiva, Itapuama, Pedra do Xaréu, Enseadas dos Corais, Calhetas, Paraíso e Suape. Em Cabo de Santo Agostinho, duas estações predominam durante o ano: A estação do Sol, que vai de setembro a fevereiro, e a Estação Chuvosa, com chuvas ocasionais de março a agosto. A temperatura varia pouco, mantendo a média de 28°C, com muito Sol e uma brisa refrescante. Conheça abaixo algumas características de nossas praias:

Praia de Gaibu

Gaibú

É uma das mais conhecidas do litoral pernambucano, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho. Seu mar de águas cristalinas a se torna ótima para o Banho e o Surf.

A palavra Gaibú, tem sua origem do Tupi, e significa "Vale do Olho d'água".

Praia de Calhetas

Calhetas

Uma das praias mais belas do Brasil. Cheia de coqueiros e com mar calmo, cristalino, é muito procurada para prática de mergulho e pesca submarina. Fica apenas 1km ao sul da Namoa.

Praia de Paiva

Paiva

Sua paisagem é composta por uma densa faixa de coqueirais, mar azul e areias claras. O banho é mais adequado na maré baixa, pois a presença de arrecifes formam pequenas piscinas naturais.

Praia de Itapuama

Itapuama

Conta com uma faixa de areia dourada e fofa, o mar é agitado, com boas ondas e águas cristalinas, propício para o banho e prática de esportes náuticos. A presença de mata nativa também pode ser observada.

Praia Pedras de Xareu

Pedra do Xaréu

Com pedras e piscinas naturais a praia recebe esse nome devido á grande quantidade do peixe Xaréu, que é muito pescado nessa região.

Praia Enseada dos Corais

Enseada dos Corais

A Enseada é cercada por arrecifes e piscinas naturais, tornando o mar tranquilo. Nem os condomínios e as casas de veraneio tiram a paz do local. Fica 2 km ao norte da Namoa.

Praia Paraiso

Paraíso

É a menor praia do litoral de Pernambuco, com uma faixa de areia de apenas 30 metros no meio de um paredão de pedras, de onde nascem árvores e coqueiros que se debruçam sobre o mar.

Praia de Suape

Suape

Ao lado do Porto de Suape, ocorre também o encontro das águas do rio Massangana com o mar. Com a maré baixa, pode-se ver as ruínas do Forte do Pontal. Ficando apenas 5min da Namoa.

Proximidade

Além das praias e da natureza abundante, o Cabo de Santo Agostinho também reserva outras surpresas para os turistas. Mais de 500 anos de muita historia que merece ser visitada e preservada.

Nas proximidades da Pousada Namoa está o Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, que abriga monumentos de grande relevância na historia do Brasil, como o Forte de São Francisco (1630) que está apenas 500 metros da Namoa e a Vila de Nazaré, onde está localizada a Igreja de mesmo nome, construída no final do século XVI e tombada pelo Instituto de Património Histórico Nacional, além de um pequeno núcleo de construções do mesmo período e ruínas do convento e da Capela Velha.

Outros monumentos importantes são as construções militares - Quartel, Forte Castelo do Mar e as Baterias de São Jorge e as ruínas da Casa do Faroleiro.